CICLOVIDAS

As ciclovias são muito importantes para preservar vidas.
A criação de uma rede cicloviária é fundamental para democratizar o trânsito e dar segurança aos ciclistas e aos demais usuários do sistema viário.

sexta-feira, março 03, 2006

Itajaí terá ciclovias???


O Diarinho de 10 e 11 de maio de 2003 – há quase três anos, portanto –, na coluna Opinião, publicou artigo de nossa autoria intitulado "Itajaí não possui ciclovias!!!". Apesar desse manifesto e de reclamações de muita gente, a situação cicloviária da cidade permanece praticamente inalterada. [Menos de 1% (um por cento) das vias urbanas de Itajaí possui algum tipo de anexo cicloviário.]
Itajaí cresce a olhos vistos, e apesar das melhorias realizadas, a infra-estrutura viária da cidade fica sempre aquèm das necessidades dos usuários, principalmente dos ciclistas, que a toda hora sofrem acidentes no trânsito, inclusive com mortes trágicas (já foram tantas vidas ceifadas nas vias públicas), como a que aconteceu em janeiro último na rua Blumenau, bairro São João, onde um garoto perdeu a vida sob as rodas de um ônibus, diante dos olhos da mãe, que estava sendo carregada no bagageiro da bicicleta.
Semanas depois do protesto de familiares e amigos da vítima defronte do Paço Municipal e da passeata até o local fatídico em que o sangue do infeliz biciclista espalhou-se pelo asfalto, a Prefeitura realizou modificações no trânsito daquela rua e de suas transversais, implantando ali uma ciclofaixa, cuja demarcação, diferentemente das irregulares ciclofaixas antigas de Itajaí (denunciado no artigo supracitado), estaria conforme às determinações do Código de Trânsito Brasileiro - CTB (Lei n.º 9.503, de 23 de setembro de 1997).
Ainda que pontual e discreta, ante a enorme deficiência cicloviária do Município, depois de um bom tempo alguma coisa está sendo feita para preservar vidas dos pobres ciclistas. Essa nova configuração da rua Blumenau e do seu em torno – uma das melhores soluções de trânsito concretizadas nos últimos tempos na cidade –, sem dúvida, facilita sobremaneira o trânsito de biciclos naquela área. Com essas medidas, também melhora sensivelmente o trânsito de veículos automotores e, inclusive, de pedestres. Mas iniciativas como essa podem e devem ser implementadas em várias outras regiões da Cidade. Espera-se que não seja necessário acontecer outras tragédias para que, só então, os governantes tomem atitudes para melhorar o sistema viário, especialmente a viação cicloviária.
No Entrevistão (Diarinho, de 18 e 19 de fevereiro), o prefeito Volnei Morastoni disse que "nós temos um plano de ciclovias, que terão que ser feitas". Na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (SPDU) existem projetos viários excelentes a serem implantados em Itajaí. Só falta sair do papel. Dentre esses, vale destacar o projeto de construção da Via Expressa Portuária, ligando o Porto à rodovia federal BR-101, que está em fase de licitação. Segundo o engenheiro da SPDU Alexandre Gevaerd, está prevista a inclusão de uma ciclovia nessa obra. Se tudo que está planejado for executado, será coisa de Primeiro Mundo. Esperamos que realmente sejam incorporadas ciclovias (Itajaí ainda não possui nenhuma) – e não ciclofaixa, que é menos segura – nessa nova artéria urbana e em outras vias vultosas. E nas ruas onde não caberia ciclovia, ciclofaixas, como essa da rua Blumenau, e faixas ou calçadas compartilhadas poderiam perfeitamente ser implantadas. Para isso, bastaria transformar em mão única a maioria dos logradouros públicos. A criação de uma rede cicloviária é de fundamental importância sobretudo para preservar vidas de milhares de ciclistas itajaienses.
Assim como o Partido Verde (PV) pede a construção de ciclovias em Itajaí (Diarinho de 07/02/06, p. 8), todos os cidadãos itajaienses devem se preocupar com a situação do trânsito da nossa cidade. Se não manifestarmos nossas ansiedades dificilmente os governantes irão se preocupar em satisfazer as necessidades do povo. Melhorar o sistema viário como um todo significa melhorar a qualidade de vida de toda a população.
Nelson Heinzen,
Itajaí - SC.
[DL, 03/03/2006]